• Rua Hayden, 160 Vila Leopoldina, São Paulo - SP CEP: 05314-010
  • 011 3837-9918 ou 3835-3454
Cerimônia e Festa Bar-mitzvá

Cerimônia e Festa Bar-mitzvá

O bar-mitzvá é uma cerimônia que marca a chegada a maturidade religiosa do menino no judaísmo. Acontece quando o menino judeu completa 13 anos.

A chegada da adolescência para os judeus significa que a partir dali o menino está pronto para ser responsável por seus próprios atos. Para esta passagem as crianças são preparadas e estudam o Torá.

Uma alegria para toda a família e uma oportunidade de comemorar com amigos e comunidade.

Para as meninas é chamado Bat-mitzvá, e acontece aos 12 anos. Cinthia Rosemberg, assessora de eventos, explica que não é tão comum a menina comemorar sozinha. Mas não há nada que impeça a família de fazer uma comemoração também. Em geral, elas reúnem as amigas da escola ou da comunidade e fazem uma única festa. O Bat-mitzvá é mais recente, na tradição judaica, com início por volta de 1920.

Durante o Bar-mitzvá, acontece a cerimonia da vela onde o menino oferece o número de velas da sua idade para pessoas importantes de sua vida. Neste momento, ele convida um membro da família para acendê-las. As velas são entregues a quem ele escolheu em sinal de honra a esta pessoa. Tradicionalmente, primeiro os parentes mais velhos depois os mais jovens.

Neste momento é tocada uma música para cada vela ou uma música para todo o ritual. As músicas judaicas escolhidas tem significado para este momento.

Depois do ritual na Sinagoga, a festa que acontece, em geral, aos domingos à tarde, segue com bebidas, música e muita diversão entre os amigos e família. Um dia inesquecível e especial para o adolescente.

A decoração personalizada, inclui o que é indispensável para a cerimônia como o Menorah e as velas. Depois, pista de dança, cenografia, mesas e buffet mostram a preferência do adolescente e acontece a grande festa balada. "Alguns optam por show ao vivo de música judaica, que agrada, principalmente as famílias mais tradicionais e um segundo show ou dj que garante a diversão para os adolescentes", conta Cinthia.

tutti_flora_bar_mitzva_decoracao_assessoria_4 tutti_flora_bar_mitzva_decoracao_assessoria_2 tutti_flora_bar_mitzva_decoracao_assessoria tutti_flora_bar_mitzva_decoracao_assessoria_1

tutti_flora_bar_mitzva_bat_mitzvah_decoracao_1 tutti_flora_bar_mitzva_bat_mitzvah_decoracao_2 tutti_flora_bar_mitzva_bat_mitzvah_decoracao_3 tutti_flora_bar_mitzva_bat_mitzvah_decoracao_4 tutti_flora_bar_mitzva_bat_mitzvah_decoracao_5

Cinthia Rosenberg é assessora e conhecedora dos costumes judaicos. Orienta as famílias para a realização deste evento e colabora com a contratação dos fornecedores e locais adequados para receber esta importante comemoração judaica.

Fale com a Tutti Flora sobre a decoração para Bar-Mitzvá ou Bat-Mitzvá.

About the Author

Stela Garcia

Jornalista, formada pela Cásper Libero (1998). Experiência com redação web, redação para jornais, revistas e folders corporativos. Colunista e diretora de comunicação na ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet e para o site Tutti Flora. Ministrou aulas em Faculdades e Universidades, como Faculdade Sumaré e Anhembi Morumbi, aplicando matérias como: marketing digital e redação web. Produz textos publicitários e conteúdo para sites.